2014-11-18

Cursos à distância são boas opções para carreiras curtas, como jogador de futebol - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/11/2014, com um jovem jogador de futebol que pensa em estudar para o futuro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cursos à distância são boas opções para carreiras curtas, como jogador de futebol

futebol e livros

Um ouvinte escreve: "Tenho 17 anos e estou em vias de me tornar jogador de futebol profissional. Como essa é uma carreira curta, pretendo me qualificar em termos de estudos. Gosto de marketing e jornalismo, mas fico pensando se não seria melhor estudar idiomas, uma vez que tenho como objetivo, jogar na Europa."

Boa. Você é um exemplo para centenas de jogadores profissionais, passados ou presentes. Apesar de muita gente reclamar que jogador de futebol ganha um absurdo, a verdade é que 90% dos jogadores profissionais brasileiros não chegam a ganhar três salários mínimos por mês, embora somente os 10% mais privilegiados apareçam no noticiário.

O que eu sugiro é que você comece estudando finanças, pela modalidade de ensino à distância, já que a sua profissão não lhe permitirá fazer adequadamente um curso presencial. Isso lhe permitiria, desde o início, aplicar sabiamente o dinheiro que você recebe, mesmo que não seja muito no começo.

Falar um idioma também é recomendável, mas o melhor seria você fazer um curso intensivo quando se mudar para um país, para poder se comunicar com os companheiros e conceder entrevistas.

Na medida em que sua carreira for progredindo, você poderá escolher com mais calma um setor no qual poderá atuar. E que são muitos, desde o marketing esportivo até a aquisição de uma franquia. Mas não pense nisso agora. Você terá tempo suficiente para decidir.

Espero vê-lo num grande clube, mas principalmente, espero vê-lo, um dia, como um exemplo de atleta com visão de longo prazo.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: