2014-11-04

'Fui dispensado por não conseguir demonstrar envolvimento nas questões da empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/11/2014, com um ouvinte que foi dispensado por não ter demonstrado envolvimento nas questões da empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui dispensado por não conseguir demonstrar envolvimento nas questões da empresa'

engajamento

Um ouvinte escreve: "Formei-me em direito por uma universidade conceituada. Passei de primeira no exame da OAB e fui contratado por uma grande empresa de seguros, em um processe seletivo no qual não tive nenhuma dificuldade. Com três meses de empresa, fui dispensado. O gerente alegou que eu era tecnicamente muito bom, mas que não havia conseguido demonstrar envolvimento nas questões da empresa. Agora não sei o que falar em entrevistas para explicar o motivo dessa minha rápida demissão."

Bem, mais importante do que saber o que você irá falar, é você entender porque foi dispensado, para que aquilo que o pegou de surpresa no primeiro emprego não volte a acontecer no segundo.

Pode ser que a explicação que lhe foi dada, a da falta de envolvimento, tenha sido inventada para não esticar o assunto. Mas dificilmente um gerente inventaria uma coisa dessas.

Com base em seu passado acadêmico e no seu reconhecido conhecimento técnico, você provavelmente adotou uma postura que destoou do ritmo do resto da equipe. Não que você tenha feito isso de propósito, para mostrar que era melhor que os outros, mas deve ter sido isso que foi percebido pelos seus gerentes e seus colegas.

Envolvimento nas questões da empresa é algo que abrange, por exemplo, ficar meia hora a mais para terminar um trabalho, oferecer ajuda, apresentar sugestões e demonstrar o tempo todo que você está satisfeito com a empresa e com o trabalho.

Em futuras entrevistas, sugiro que você explique que você não procurou entender a cultura interna da ex-empresa, mas que essa será a sua primeira preocupação na próxima vez.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: