Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/05/2015, com algumas perguntas para um candidato a emprego fazer em uma entrevista de emprego inversa, onde é o candidato que faz todas as perguntas.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Quais perguntas devo fazer em ocasiões de entrevistas inversas?
Um ouvinte escreve: "Vou participar de um processo seletivo para uma vaga de coordenador. E fui avisado que a empresa utiliza um método de entrevista inversa, isto é, o candidato é que faz todas as perguntas. Tenho receio de parecer arrogante e perguntar coisas do tipo 'Como essa empresa será boa para o meu futuro?'. O que se costuma perguntar em casos como esse? Somente coisas óbvias, como plano de carreira, benefícios e possibilidade de fazer cursos?"
Vamos lá. Você deve certamente fazer as perguntas cujas respostas lhe interessam, mas ao mesmo tempo, mostrar que entende que só será contratado se o teor das suas perguntas for de interesse da empresa.
Assim, a primeira pergunta poderia ser: "O que a empresa avalia em um funcionário que acaba de ser contratado?".
A segunda pergunta seria: "Que erros um funcionário deve evitar cometer a todo custo nesta empresa?".
E a terceira pergunta seria diretamente para o entrevistador: "Que dificuldades o senhor (ou a senhora) encontrou para chegar ao seu cargo atual?"
Daí em diante, concentre as suas perguntas na figura que está a sua frente. No caso dos cursos que você mencionou, pergunte que cursos o entrevistador fez para se adequar aos padrões da empresa. Ou você ouvirá nomes de cursos ou será informado de que o mais importante é se dedicar ao trabalho e ir aprendendo na prática.
Se você fizer cinco perguntas no total, será mais que suficiente para você ter uma boa noção de como a empresa funciona e se é aquilo mesmo que você está querendo. Caso seja, a sua última pergunta deve ser: Quando eu começo?
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário