2015-05-06

Qual a melhor maneira de informar candidatos que eles não foram selecionados? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/05/2015, sobre qual é a melhor maneira de redigir um e-mail informando que o candidato não foi selecionado para uma vaga de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Qual a melhor maneira de informar candidatos que eles não foram selecionados?

seleção de emprego

Uma ouvinte escreve: "Sou responsável pelo setor de recrutamento e seleção de minha empresa. Muitos candidatos me perguntam, depois das entrevistas, como ficarão sabendo se foram, ou não, avaliados para a vaga. E eu pretendo começar a enviar e-mails para aqueles que não foram. Qual seria a melhor maneira de redigir esse e-mail?"

Bom, ótima iniciativa. Muitos ouvintes já escreveram reclamando da falta de atenção da empresa depois de um processo seletivo. E finalmente, surge você, uma recrutadora que se dispõe a não prolongar o estado de agonia dos candidatos.

Se isso deveria ser uma obrigação de qualquer empresa, já abordar todos os pontos que levaram à escolha de outro candidato, não é obrigação, embora os que não são selecionados certamente gostassem de saber o que fazer, ou não fazer, em futuras entrevistas de emprego.

Minha sugestão: não estique demais o e-mail, nem forneça detalhes que possam ser contestados pelos candidatos. O e-mail que você vai enviar pode lhe parecer até um favor pessoal a um candidato, mas é bem mais do que isso: ele é um documento oficial. E dependendo do que você escrever, o seu nome e o da sua empresa poderão acabar rodando pela internet, e nem sempre acompanhados por palavras elogiosas.

A sugestão para o e-mail seria algo assim:

"Agradecemos a sua participação no processo e informamos que você não foi selecionado. Mas manteremos o seu currículo em nosso banco de dados para o caso de surgir uma futura vaga com o seu perfil."

Isso não diz tudo o que o candidato gostaria de saber. Mas fornece as duas informações essenciais.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: