2015-05-21

Quais são as perspectivas do mercado de trabalho para a próxima década? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/05/2015, com um ouvinte que pergunta quais são as perspectivas do mercado de trabalho para daqui a dez anos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quais são as perspectivas do mercado de trabalho para a próxima década?

futurologia no mercado de trabalho

Pergunta de um ouvinte: "Quais são as perspectivas do mercado de trabalho para daqui há dez anos?"

Bom, eu acredito que a melhor maneira de conduzir um exercício de futurologia é olhar para a mesma medida de tempo, só que para trás. Há dez anos, quais eram as perspectivas para o mercado de trabalho atual?

Quem, por exemplo, optou por jornalismo há dez anos, provavelmente descobriu que não só o mercado se saturou rapidamente, como também que a internet, ao contrário do que então parecia, engoliu as mídias impressas, fazendo com que a própria palavra "jornalismo" já não expresse corretamente a profissão.

Por outro lado, as profissões que mais empregavam há dez anos continuam sendo as que mais empregam hoje: administração, direito, engenharia e informática.

O que aconteceu foi que com o passar dos anos, as empresas passaram a exigir mais pré-requisitos dos candidatos, como a obrigatoriedade de um idioma, cursos de especialização e pós-graduação e conhecimento de ferramentas digitais.

Se a sua dúvida for o que estudar, o menos arriscado é partir para cursos tradicionais, como os que eu mencionei. Depois disso, é preciso ir se atualizando e você só descobrirá o que será necessário no dia a dia. Você entrará em uma empresa que terá exigências específicas. E será nelas que você deverá manter o seu foco.

Ficar pensando agora, em tudo o que será necessário no mercado de trabalho como um todo, pelos próximos dez anos, só lhe trará dor de cabeça. E você precisará muito dela para poder discernir a diferença entre direção e confusão.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: