2015-05-20

Cólera [curta]

Se você pesquisar no dicionário, verá que a palavra "cólera" tem dois significados. O primeiro se refere a um sentimento de ira, fúria, um impulso violento. O segundo se refere a uma doença infectocontagiosa, que pode causar facilmente uma epidemia dependendo das condições do local. Ambas definições se encaixam perfeitamente para Cólera, curta dirigido e escrito por Aritz Moreno, baseado em uma história de Bruce Jones.


Cólera, o curta, nos conta a história de um povoado que se vê ameaçado pela chegada de uma pessoa doente em suas imediações. O curta foi produzido como apenas um grande plano longo, ou seja, sem cortes aparentes de edição. Na verdade, há dois cortes invisíveis no filme, segundo o diretor em um comentário, assim como é feito em Birdman, com a diferença em que Birdman teoricamente se trata de um plano-sequência (já que as cenas se passam em mais de um ambiente) e em Cólera é um plano longo (a cena se desenrola em apenas um ambiente).

Apesar do curta ser em espanhol (e ter legendas em inglês), mesmo quem não conhece nenhuma dessas duas línguas consegue entender bem o seu conteúdo. Vejam:


Cólera from Sr.&Sra.

Com um plot twist em seu final que é genial, carregado de ironia, Cólera é um curta brilhantemente filmado (além da fotografia em si, o tempo de filmagem, 3 dias segundo o making-of, mostra como foi bem feita a produção). A sequência inicial, a turba à lá perseguidores do monstro de Frankestein, é excelente. Além disso, as atuações são boas, e em apenas pouco mais de quatro minutos, temos uma história concisa e que nos remete a reflexões.

Dica via Short of the Week - Cholera.


Nenhum comentário: