2015-05-05

'Consultoria vai avaliar processos do meu setor e propor melhorias' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2015, com um ouvinte que está preocupado porque uma consultoria externa irá avaliar os processos que ele implantou na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Consultoria vai avaliar processos do meu setor e propor melhorias'

consultoria

Um ouvinte escreve: "Sou responsável pela área de logística de uma empresa de porte médio. Tenho 8 anos de experiência nessa área e fui contratado há 9 meses. Implantei todos os métodos necessários e os resultados têm sido satisfatórios. Mas, de repente, fui surpreendido pela decisão do diretor geral da empresa, que contratou uma empresa externa de consultoria para avaliar os processos do meu setor e propor melhorias. O que isso significa? Que o meu trabalho não está agradando? Ou será por desconfiança, o que seria ainda pior? De um momento para outro, passei da tranquilidade para a preocupação. O que devo fazer?"

Eu sugiro que você receba bem os consultores e forneça todas as informações que eles solicitarem. O que pode ter acontecido é o mais óbvio: o seu diretor geral pode ser um especialista em muita coisa, mas ele não entende o suficiente de logística para avaliar o trabalho que você vem fazendo. Trazer alguém de fora seria a forma de validar o seu desempenho. Portanto, não se apavore.

Duas coisas que você terá que enfrentar. A primeira: consultores sempre oferecem sugestões de mudanças porque é para isso que são pagos. E segunda: consultores, usualmente, tendem a se comportar como se soubessem mais do que o responsável operacional. E normalmente, sabem mesmo.

Duas dicas finais. Elogie os consultores. Quase sempre isso resulta em uma retribuição positiva no relatório final da consultoria. E preste atenção na maneira como os consultores operam. Porque, um dia, você poderá se tornar um deles.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: