2018-03-15

'Fiz uma entrevista de emprego que durou só 11 minutos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/03/2018, com uma ouvinte que fez uma entrevista em apenas 11 minutos, quando o normal é a entrevista durar 30 minutos para cargos de nível inicial.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Fiz uma entrevista de emprego que durou só 11 minutos'

mulher entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Estou participando de um processo seletivo e fiz uma entrevista que durou onze minutos. Sei porque conferi no relógio. Isso é bom ou é ruim? Porque já faz dez dias e a empresa ainda não entrou em contato comigo."

Isso é ruim. Só posso pensar em dois motivos para uma entrevista durar onze minutos.

Uma é que exista um número muito grande de candidatos, para uma vaga que não requer alta especialização. E a entrevista serve para verificar a primeira impressão que um candidato causa.

E o segundo, e mais provável motivo, é que você não foi bem. Um entrevistador pode precisar de um bom tempo para extrair de um candidato, todas as informações necessárias. Mas pode também se desencantar rapidamente se as três primeiras respostas não forem apropriadas.

O que fica de bom nesta experiência ruim é que você foi pré-selecionada para o processo. E isso significa que poderá vir a ser chamada por outras empresas.

Se essa foi a sua primeira entrevista, é possível que você tenha sucumbido ao nervosismo. Isso passa na medida em que você for adquirindo mais confiança. Se não foi a primeira, você precisa treinar mais, para poder dar respostas sucintas e adequadas.

Como referência a nossos ouvintes, uma entrevista razoável, para um cargo de nível inicial, dura perto de meia hora. Para um cargo de liderança, no mínimo, uma hora.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin