2018-03-26

'Experiência de trabalho me deu preparo amplo, mas pouco específico' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/03/2018, com um ouvinte que só trabalhou como pequeno empresário e PJ, mas quer agora um emprego para construir uma carreira convencional.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Experiência de trabalho me deu preparo amplo, mas pouco específico'

mercado de trabalho

Um ouvinte escreve: "Tenho um histórico profissional meio exótico. Passei dez anos como pequeno empresário e depois disso, mais cinco anos como PJ. Essa experiência me deixou com um preparo amplo, mas pouco específico. Tenciono agora, me estabilizar em uma vaga, que me permita construir uma carreira convencional, em uma boa empresa. E pergunto se o meu histórico será um empecilho?"

Bom, para vagas muito específicas, sim, será. Por exemplo, se você for disputar uma vaga para analista financeiro, certamente será superado por alguém que já tenha formação e experiência prévia nesse ramo.

Para iniciar essa nova fase a que você se propõe, seria necessário que você ingressasse em uma boa empresa, em uma função que requeresse mais vivência do que diplomas. E o melhor exemplo disso é a área de vendas.

Se você sobreviveu dez anos como pequeno empresário, com certeza possui qualidades que são indispensáveis a um vendedor, como relacionamento e convencimento.

Uma vez dentro da empresa, e tendo mostrado bons resultados, você poderia pleitear a transferência para outro setor que lhe fosse mais conveniente.

A outra opção seria você iniciar em uma função de entrada, como auxiliar. Mas não creio que você tenha interesse nisso, considerando-se a sua idade e o seu passado.

Isso não quer dizer que você esteja velho para o mercado de trabalho. É apenas um jovem maduro, que tem muito a oferecer e só precisa de uma oportunidade.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: