2018-09-10

Como proceder quando um colega de trabalho é o 'protegido' do chefe? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/09/2018, com um ouvinte que tem um colega de trabalho "protegido" pelo chefe.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Como proceder quando um colega de trabalho é o 'protegido' do chefe?

protegido do chefe

Escreve um ouvinte: "Como proceder quando um dos colegas de trabalho é protegido do chefe? Esse colega chega atrasado e nada acontece. Comete um erro e não é chamado à atenção. Já o tratamento dado pelo chefe ao resto da equipe é inflexível. Existe alguma coisa que podemos fazer?"

Sim, vocês poderiam tentar entender, se é que ainda não sabem, qual o motivo de tanta benevolência do chefe. Ele deve dinheiro ao subordinado? Os dois têm algum grau de parentesco? Existe algum tipo de relação entre eles, que extrapola o ambiente de trabalho?

Se vocês conseguirem encontrar algum fator, que possa explicar o que vocês veem como favorecimento, e se esse fator contraria alguma norma da empresa, técnica ou moral, vocês podem fazer uma reclamação conjunta ao chefe do chefe, ou ao setor de relações humanas da empresa.

Agora, se vocês não conseguiram identificar nenhuma razão para o colega ter uma preferência tão descarada, é bem provável que a preferência não seja tão descarada. E talvez nem haja preferência.

Pode ser que os resultados do trabalho desse colega justifiquem o abono de atrasos. E pode ser que ele não erre tanto como vocês imaginam, ou erre bem menos do que o resto.

Portanto a minha sugestão seria a de que vocês parassem de ficar indignados com a situação e procurassem os reais motivos dela. Vocês podem até ter razão, mas com fatos, e não com suposições.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: