2018-09-13

Entrevista de emprego também serve para candidato avaliar oportunidade - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/09/2018, com uma ouvinte que fez uma entrevista de emprego ruim e declinou o emprego oferecido.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Entrevista de emprego também serve para candidato avaliar oportunidade

entrevista de emprego mulheres

Uma ouvinte escreve: "Acho que minha questão vai meio na contramão. Estou desempregada, fiz uma entrevista em uma empresa, fui aprovada e decidi não aceitar o emprego. Fiz isso porque a entrevistadora me causou uma péssima impressão.

Além de parecer desatenta o tempo todo, ela interrompeu a entrevista duas vezes para atender ao celular. Essas pausas me deram oportunidade de prestar mais atenção à sala e ver detalhes que mulheres costumam observar: sujeira nos cantos, plantas murchas nos vasos, paredes descascadas.

Ao final da conversa, eu disse que iria pensar antes de aceitar e vi que ela ficou meio surpresa. Pensei e duas horas depois, mandei uma mensagem agradecendo e recusando o emprego. Pergunto se eu deveria ter considerado que uma má entrevistadora não significa que a empresa inteira seja ruim?"


Bom, em minha opinião, você usou uma entrevista como ela deve ser usada. Um caminho de mão dupla, como a própria palavra esclarece: "entrevista" significa um vê o outro. Você viu, ouviu, não gostou e rejeitou.

Lembro-me de, uma vez, eu ter fugido de um possível emprego, porque levei quase meia hora para ser atendido na portaria, que era uma bagunça. Assumi que a empresa também seria.

E você, agora, assumiu que uma recrutadora tem a obrigação de causar uma primeira boa impressão sobre a empresa que ela representa. E você fez o que todo candidato deveria fazer: usar a entrevista para avaliar a empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: