2018-09-28

Empresa tem política de benefícios somente para gerentes. O que podemos fazer? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/09/2018, com um ouvinte que trabalha em uma empresa que tem benefícios somente para cargos de chefia.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empresa tem política de benefícios somente para gerentes. O que podemos fazer?

política de benefícios nas empresas

Escreve um ouvinte: "A empresa em que trabalho tem uma política de benefícios somente para coordenadores e gerentes. O que podemos fazer?"

Bom, em primeiro lugar, tentar entender a razão. Você concorda que um diretor de uma empresa deve ganhar mais que um colaborador sem especialização?

Eu posso lhe assegurar que isso ocorre em qualquer lugar do mundo, incluindo os regimes comunistas. Essa diferença deve-se a estudo, experiência e carreira.

Muito bem. Se dá para entender porque uns ganham mais que outros, vem o segundo ponto. O salário é uma parte da remuneração total. E a outra parte são os benefícios. E quanto mais alto o cargo, maior será a proporção de benefícios.

Um gerente pode, por exemplo, ter um automóvel cedido pela empresa, ou um convênio diferenciado de assistência médica. Esses benefícios ajudam a atrair e reter profissionais que interessam a empresa.

Então, até aí, a sua empresa está fazendo o que todas empresas fazem. Isto é, privilegiando a camada mais alta do organograma.

O que pode estar acontecendo na sua empresa é que essa distância se tornou grande demais. E vocês podem, em grupo, solicitar que a empresa revise essa política e tente ser um pouco mais equilibrada na concessão de benefícios.

Uma boa empresa iria ouvir e negociar, para evitar que um problema, que ainda é contornável, aumente de tamanho e acabe se transformando em confronto. E eu espero que esse seja o caso da sua empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: