2018-09-19

Gerente cria problemas para si quando assume responsabilidades dos funcionários - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/09/2018, com um ouvinte encarregado de um setor, cujo gerente passa por cima para dar ordens diretamente aos funcionários do ouvinte.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Gerente cria problemas para si quando assume responsabilidades dos funcionários

mandando nos subordinados

Escreve um ouvinte: "Faz um mês, fui admitido como encarregado de setor em uma empresa média. Durante o processo seletivo, apreciei o modo despojado do gerente que me entrevistou e que viria a ser o meu chefe direto. Mas creio que interpretei mal, o que pensei ser uma demonstração de que eu teria autonomia.

Além de não delegar, o gerente me atropela e conversa diretamente com meus subordinados, não raramente anulando uma determinação que eu tinha dado. Estou meio perdido e pergunto como faço para definir os limites da minha atuação?"


Bom, essa resposta é fácil. Os limites da atuação de um subordinado são definidos pelo superior direto.

Eu concordo com você que seu gerente está criando um problema para ele mesmo, ao assumir responsabilidades que deveriam ser suas, e minando a sua autoridade como líder.

Se esse gerente for antigo de casa, isso significa que, durante algum tempo, você terá que conversar com ele antes de tomar qualquer decisão, porque dificilmente ele irá mudar o modo como vem procedendo há anos. Você ganhará mais autonomia quando estabelecer uma relação de confiança com ele.

E se o gerente for novo de casa, você pode manifestar a ele a sua preocupação em ser um líder que não lidera. Isso pode resultar em uma de duas coisas: ou ele se modera, ou você se adapta.

Minha impressão é que, se você tentar se adaptar um pouco, ele irá se moderar outro pouco. E depois de seis meses, vocês já estarão em boa sintonia.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: