2018-09-18

O que dizer para recrutador que pede garantias de que você não deixará vaga? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/09/2018, sobre o que dizer para um recrutador numa entrevista de emprego, quando ele pergunta sobre garantias que o entrevistado não irá deixar a vaga logo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O que dizer para recrutador que pede garantias de que você não deixará vaga?

entrevista de emprego

Uma ouvinte escreve: "Fiz uma entrevista para auxiliar de escritório em uma empresa, e fui surpreendida com uma colocação da recrutadora. Ela me disse que muitos jovens estão entrando e saindo de empregos com indiferença e rapidez, até mesmo sem completar o período de experiência.

E me perguntou que garantias eu poderia dar, de que não era alguém assim? Eu respondi que ela não precisava se preocupar, mas acho que minha resposta não caiu bem, porque não consegui a vaga. O que eu deveria ter respondido?"


Bom, há duas respostas possíveis. Uma é a da cartilha da boa candidata e a outra é a verdadeira.

Você poderia ter dito que vem de uma família de profissionais estáveis, e que pretende seguir o mesmo caminho que eles seguiram, buscando a estabilidade através de bons resultados e do respeito à chefia. Essa é a resposta da cartilha.

A resposta verdadeira seria esta: você não pode dar nenhuma garantia, assim como a empresa também não pode lhe garantir que você será mantida no emprego por um longo período. Por isso, você precisará mostrar que merece ficar, porque se não mostrar, a empresa irá trocar você por alguém mais eficiente.

Eu acredito que a primeira resposta seja a preferida de quem ouve, enquanto a segunda mostra que a candidata entende como funciona o mercado de trabalho, e não irá nem enganar, e nem ser enganada. Cabe-lhe então decidir qual resposta se parece mais com você.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: