2018-09-17

Pedir para entender o motivo pelo qual você não foi contratado é justo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/09/2018, com um ouvinte que não foi selecionado para um emprego e quer conversar com a responsável para descobrir os motivos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Pedir para entender o motivo pelo qual você não foi contratado é justo

seleção de emprego

Escreve um ouvinte: "Participei de um processo seletivo que me requereu tempo e despesas. Fiquei entre os finalistas, mas por fim, não fui selecionado para a vaga. Durante todo o processo, fiquei bastante animado, porque meu currículo era inteiramente adequado à posição, tanto em formação, quanto em experiência. E confesso que estou muito frustrado.

A coordenadora do processo me deu o contato dela, e estou pensando em tentar marcar uma conversa, por telefone, que me permita entender por que não fui contratado. Seria deselegante fazer isso?"


Não, absolutamente. Seria um pedido justo. E você aprenderia bastante caso a sua solicitação seja atendida. Mas permita-me lhe oferecer três sugestões de como proceder nessa conversa.

Primeira: tenha em mente que nenhuma empresa tem obrigação legal de dar explicações aos candidatos que não são contratados. Atender você é uma gentileza que a coordenadora estará fazendo.

Segunda: preocupe-se em ouvir e anotar o que lhe for dito, e não em confrontar ou contradizer. Isso porque a decisão já foi tomada e não está mais em discussão.

Terceira: faça perguntas que mostrem o seu interesse na empresa, e não o seu desprazer por ter sido rejeitado. Por exemplo, se há outras vagas em que você se encaixaria.

E finalmente, um agradecimento cordial. Uma conversa profissional e sem mágoas certamente irá colocar você na fila de frente quando surgir uma vaga adequada ao seu perfil.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: