2018-09-12

Pedir demissão após dois meses pode prejudicar a carreira? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/09/2018, sobre se pedir demissão após um período curto em uma empresa, pode prejudicar a carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Pedir demissão após dois meses pode prejudicar a carreira?

trocando de emprego

Escreve um ouvinte: "Pedir a conta em um emprego, depois de dois meses de trabalho, pode prejudicar muito a carreira?"

Não necessariamente. Posso lhe dar vários motivos, mais que razoáveis, para uma decisão assim. Por exemplo, a empresa lhe ofereceu uma determinada função na contratação e depois lhe deu outra, diferente e pior. Ou a sua família mudou de cidade e você foi junto. Ou, no melhor dos casos, você recebeu uma ótima proposta.

Mas tudo isso diz respeito a somente uma saída rápida. Se forem duas ou três, pode ser que ainda existam explicações que os recrutadores acharão aceitáveis.

Mais do que isso, a pessoa começa a entrar em uma outra categoria, uma com a qual o mercado de trabalho teve que aprender a conviver em tempos recentes: a dos funcionários itinerantes.

Não que não haja emprego para eles, até pelo contrário. Há muitos, mas há em empresas com alta rotatividade, pressão por resultados imediatos, escassa possibilidade de carreira e, o pior de tudo, salários baixos.

Ou seja, as mudanças constantes passam a ser sempre para outro lugar semelhante, o que só aumenta a vontade de mudar novamente.

Mas há também um lado positivo. Até uns 20 anos atrás, muitos empregos em curto tempo transformavam um profissional em um proscrito no mercado. Mas hoje já se tornou um lugar comum para quem procura um emprego, e não uma carreira.

Nada contra. Cada um sabe o que quer. E o mercado se ajustou a essa liberdade de escolha.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: