Ultimamente eu tenho tido a mania de não ver adaptações no cinema, de livros que ainda não li. Então, se um filme me chama a atenção, eu acabo lendo o livro antes e depois vou ver o filme.
Mas eu acabei fazendo uma exceção para O Leitor, que assisti segunda-feira, simplesmente porque eu só descobri que era uma adaptação, depois de ver o filme. Pois é, ultimamente tenho lido as críticas/resenhas só depois de ir ver o filme...
Mas então, como escolho o que vou assistir? Depende, pode ser peloo trailer, o diretor, ou no caso de O Leitor, dos atores. Ou melhor, da atriz, Kate Winslet. A primeira vez que vi um filme com ela, Titanic, a achei bem normal, até sem sal. Mas depois de Quills (em português, Contos proibidos do Marquês de Sade), comecei a prestar mais atenção nela, e desde então, só vem melhorando.
A história de O Leitor conta o relacionamento entre Michael Berg (vivido na fase mais 'velha' pelo bom ator Ralph Fiennes, e na fase jovem, vivido espetacularmente bem por David Kross) e Hanna Schmitz (Kate Winslet), numa Berlim pré-segunda guerra mundial. No começo, o jovem Michael, um aborrescente, acaba se apaixonando pela Hanna, mulher mais velha que esconde um segredo (nem tão secreto assim no filme).
Por um verão, eles vivem esse relacionamento, que deixará profundas marcas no jovem Michael. Fora o sexo que rola, uma das coisas que os amantes mais fazem é apreciar livros. Sempre como ouvinte, Hanna apenas escuta seu amante, Michael, lendo várias obras em voz alta, entre clássicos e livros que eu nunca ouvi falar.
O relacionamento dura até que o dia em que Hanna foge, desaparecendo da vida de Michael... Até alguns anos mais tarde, quando ele, já um estudante de direito, a revê, sendo julgada num tribunal por crimes de guerra. E aí, ele deve tomar uma decisão, que afetará profundamente não só a vida dela, mas dele mesmo, pelo peso que a decisão traz.
Como a trama utiliza esse pano de fundo da segunda guerra, por um momento pensei que o filme, interessante até o momento, fosse descambar pra um drama de nazismo, morte dos judeus, essas coisas (que depois do Spielberg e seu A Lista de Schindler, sempre saem inferiores...).
Mas não foi isso o que aconteceu. O filme tem como pano de fundo o momento histórico, mas ele é apenas isso: o cenário. Porque a história é centrada nos dois personagens principais, Michael e Hanna, seus sentimentos, suas escolhas e tudo o mais que acompanha essas duas coisas.
É sobretudo, uma história de amor. Não o amor ideal, como os românticos cantavam em seus poemas. Mas uma história verdadeira, que talvez alguns de nós venhamos a passar, certamente em cenários diferentes, mas com um enredo muito parecido.
Não considero O Leitor um filme que deveria ganhar o Oscar. Apesar de tudo, ele não é memorável. É bom, mas não a ponto de, daqui alguns anos, ainda continuar causando em mim, a mesma impressão, impacto ou emoção. Esse é o meu critério se algo é memorável ou não.
E por último, uma coisa que eu não gostei: a maquiagem da Kate Winslet, quando a sua personagem está velha, no final da vida. Podiam ter feito coisa melhor, ficou meio falso aquilo... Eu definitivamente não acho que quando ela estiver mais velha, vai ficar igual ao retratado no filme. =P
(Sim, ela fica um pouco mais velha ainda.)
Trailer (legendado):
6 comentários:
Tb considero Kate Winslet uma boa atriz. Principalmenter nos filmes com enredo semelhantes a este (como Os contos do Marquês de Sade e Pecados Íntimos (Little Children), altamente recomendado hein).
Valeu pela dica !
Bjs !
Parece bem interessante. Eu tinha visto algo bem rápido sobre o filme, mas não tinha me interessado porque achei que seria mais uma história onde a Segunda Gueera passa do pano de fundo para o tema principal. Mas agora com seu comentário, fiquei curiosa.
Beijos.
A verdade é que se Stephen Daldry fez o mesmo excelente trabalho que em "As Horas", podemos estar falando de um dos melhores filmes de todos os tempos. Pode ter certeza!
Achei o livro muito interesante, apesar do final, claro -.-
Mas ainda n vi o filme...deve ser bom! Ah eu gostei do blog! hehe =*
Beijos
J.L
Opa.. pareçe bom. Ta na lista de downloads, rs
Eu vou ver esse filme no cinema. Aliás, quero ver esse e aquele Dúvida. Mas de fato, gostaria de ler o livro antes.
Pra saber se eu vou realmente me interessar!
Postar um comentário