2010-07-25

O segredo para escrever - cenas de Encontrando Forrester

Escrever (bem) é uma coisa cansativa e complicada. Às vezes sofremos bloqueios, ou estamos simplesmente muito cansados pra escrever qualquer coisa um pouco menos deplorável. Mas, como teimosos que somos, seguimos em frente (ou não).

No filme Encontrando Forrester (ou Finding Forrester, no original), Sean Connery vive um escritor famoso, mas recluso. Um dia, ele acaba se encontrando com um garoto talentoso, mas que ainda não encontrou seu caminho, e acaba como mentor desse garoto.

E, como um filme sobre escritores e a literatura de modo geral não poderia deixar de ter, Encontrando Forrester tem duas cenas (uma continuação da outra) que valem a pena serem vistas por quem gosta de escrever. A primeira cena é sobre o segredo para escrever:

finding forrester

- Escreva.
- O que está fazendo?
- Estou escrevendo. Como você vai estar quando começar a bater nas teclas. Algum problema?
- Não, só estou pensando.
- Não. Nada de pensar. Isso vem depois. Você escreve a primeira versão com o coração. E a reescreve com a cabeça. O primeiro segredo para escrever é... Escrever. Não pensar.

A segunda cena é especial para quem está com bloqueios criativos. E foi a motivação deste post, pois lembrei dela ao comentá-la no blog da Sularien alguns dias atrás, justamente sobre bloqueios:

finding forrester

- "Uma Estação da Perfeição da Fé"? O que é isto?
- Comece a copiar. Às vezes, só o ritmo da datilografia já nos leva da página um para a página dois. E, quando sentir suas próprias palavras, comece a escrevê-las.

Eu particularmente uso bastante dessa segunda dica.

4 comentários:

CintiaYamane disse...

as vezes eu tenho tantas ideias, tantos pensamentos que gostaria de escrever, e cito tudo certinho na minha cabeça, durante a volta do trabalho, no banho... mas na hora que sento pra escrever, eu já esqueci.. >_<.. ou nao consigo por no papel da maneira que gostaria...

Andarilho disse...

Compra um gravador e vai falando.

Ju ♥ disse...

ando sempre com caneta e papel... ou uso o celular pra escrever o q vem qndo menos se espera.

Verronique. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.