Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/07/2010, sobre se o empregado deve comunicar à empresa que ele talvez saia.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Devo comunicar que procuro um novo emprego?
Uma pergunta que se repete com constância em mensagens de ouvintes é esta: "Devo comunicar à minha atual empresa que estou procurando outro emprego?" Ou "Devo avisar que estou prestando concurso público?" Ou "Devo alertar que pretendo fazer um intercâmbio de um ano no exterior?"
Eu já comentei esse tema, mas não custa voltar a ele, dado o número de consultas. Evidentemente, os ouvintes que fazem essas perguntas têm algo em comum: eles apreciam as empresas em que trabalham. Se não apreciassem, não estariam preocupados com o que a empresa iria pensar se eles pedissem a conta.
Outro aspecto é que esses ouvintes estão mencionando uma probabilidade, e não um fato consumado. Procurar um emprego não significa achar um. Prestar concurso não significa passar. Ter um plano para um intercâmbio ainda não é uma decisão. Isso quer dizer que mencionar esses fatos enquanto eles ainda estão no terreno das hipóteses, pode gerar consequências não muito agradáveis.
Para entender, basta se colocar no lugar do chefe. Se um subordinado lhe disesse que tem planos para deixar a empresa, você, como chefe, faria o que? Agradeceria a sinceridade, e diria que caso ele não saia, nada irá mudar? Ou começaria a tomar providências imediatas? A maioria dos chefes pensa da mesma forma. Quando eles ouvem "pretendo sair" eles entendem "estou saindo" e já partem em busca de um substituto. Aí, quem tinha um emprego na mão e um voando, pode ficar sem nenhum.
Além disso, empresas têm amor próprio. Elas não gostam de ouvir um empregado dizer que lá fora existem oportunidades melhores. Pode até ser verdade, mas profissinalmente há verdades que não trazem nada de positivo quando são ditas, e essa é uma delas.
Finalmente, carreira profissional é uma coisa que diz respeito a cada um. Não é necessário que um funcionário diga à empresa, por exemplo, que vai estudar chinês. Ele estará fazendo isso por sua carreira e seu futuro.
Pedir demissão também é algo que diz respeito a cada um. A empresa deve ser comunicada no momento decisivo e da maneira correta, como determina a lei. Exatamente, da mesma maneira que a empresa faz quando decide demitir um empregado. Essa é a regra do jogo. Uma demissão é sempre uma decisão unilateral.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário