2010-07-27

'Sou elogiada, mas não recebo aumento de salário e nem sou promovida' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/07/2010, sobre uma funcionária que é bastante elogiada, mas não recebe aumento salarial.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou elogiada, mas não recebo aumento de salário e nem sou promovida'

aposta
"Eu vivo uma situação contraditória", escreve uma ouvinte. "Tenho 29 anos e estou há 5 anos em uma empresa de porte médio. Olhando a situação pelo lado bom, sou muito elogiada pela minha versatilidade, cubro férias de colegas e frequentemente sou requisitada para colaborar em tarefas que não fazem parte da minha função. Porém, agora olhando a situação pelo lado não tão bom, eu nunca recebi um aumento e nunca fui considerada para um promoção.

Por três vezes, perguntei para meu chefe se eu poderia ser transferida para outra área e ele me respondeu que 'nem pensar, porque sem eu, o nosso setor iria parar'. Então, tudo o que ouço me leva a crer que eu sou importante, mas eu não recebi qualquer recompensa financeira até agora, por mínima que fosse, por essa importância. Tem dias em que me sinto bem, e tem dias em que me sinto mal. Hoje não estou num bom dia, por isso decidi escrever. Não sei se você entendeu."


Entendi. Para seu chefe, você é importante, desde que você não queira demonstrar que pode ser tão ou mais importante em outro setor da empresa, e desde que você considere que seu salário atual está adequado à sua importância.

Há duas maneiras de analisar a sua situação. A primeira é a de que o seu chefe tem muita consideração por você, mas ele já percebeu que você atingiu o ponto máximo a que poderia chegar na carreira. Por isso, ele tenta manter você motivada com elogios, até exagerados. A segunda maneira é que você tem um chefe que sabe do seu potencial, mas faz o possível para manter você presa, porque seria difícil encontrar alguém para substituí-la.

Se você tem ou não, condições de conseguir um salário melhor, só há um modo de saber: é você sair à procura de outro emprego. Somente com uma proposta em mãos, você teria condições de barganhar a sua permanência.

E se você não conseguir uma proposta melhor? Aí pode ser que seu chefe esteja mesmo protegendo você. E se você conseguir? Aí, se você for mesmo importante, imediatamente receberá uma contra-proposta para não sair.

Qualquer que seja o motivo para seu salário ter ficado estacionado, o seu chefe está apostando que você não tomará a decisão de procurar outro emprego. Cabe a você aceitar ou não, essa aposta dele.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu tentaria outro e barganharia o aumento, daí dava prá sentir a intenção do chefe.
bjs