2010-07-14

'Não consigo aumento de salário. Sou incompetente ou meu chefe é inseguro?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/07/2010, sobre aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo aumento de salário. Sou incompetente ou meu chefe é inseguro?'

aumento de salário
Uma consulta sobre aumento de salário. Escreve o ouvinte: "Eu ouvi sugestões suas de como pedir aumento. Mas esse não é o meu problema. Já pedi aumento de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Desde a mais racional, levando dados e números para respaldar o meu pedido, até a mais emocional, apelando para o sentimento de meu chefe. Na verdade, meu chefe parece condicionado a responder 'não' quando ouve a palavra 'aumento'.

Também a partir de uma recomedação sua, pedi para meu chefe me passar objetivos que me dessem um aumento em um ano, se eu conseguisse superar as metas que ele me propusesse. Meu chefe me respondeu que em um ano muita coisa pode mudar, e ele não poderia assumir esse compromisso. A minha dúvida é a seguinte: eu sou incompetente e não mereço um aumento, ou tenho um chefe que tem medo de lutar pelos subordinados?"


A primeira pergunta é válida, mas eu não tenho como avaliar os seus méritos. Então, vamos tentar avaliar a conduta do seu chefe.

Se ele tem medo ou é inseguro, ele não irá mudar o comportamento. Mas vamos considerar a hipótese que me parece mais racional. Digamos que você mereça o aumento. Digamos que funcionários de outras áreas tenham recebido aumentos. E digamos que o seu chefe não é medroso e poderia lhe conceder esse aumento. Por que então ele estaria negando?

Na quase totalidade dos casos, o motivo é simples. A substituição de um funcionário é fácil. A empresa pode contratar e treinar alguém rapidamente, pelo mesmo salário que o ocupante atual está recebendo.

Portanto, do ponto de vista financeiro, a empresa estaria fazendo um mau negócio se concedesse um aumento. Do ponto de vista de motivação, evidentemente isso não é bom. Mas a empresa é que decide o tipo de risco que ela prefere correr.

Se você eliminou todos os outros fatores, esse é o que sobrou, e é o mais lógico. O problema não é você, e sim a natureza da sua função.

Você tem duas opções: pedir uma transferência para outra área ou considerar uma mudança de emprego. O que não será difícil, se o seu desempenho estiver acima da média e se o seu salário estiver abaixo do que o mercado está pagando. Ao procurar um novo emprego, você descobrirá a resposta.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: