2010-07-20

'Meu problema é a insegurança' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/07/2010, sobre insegurança.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu problema é a insegurança'

insegurança
"Meu problema é a insegurança", relata uma ouvinte. "Eu tenho receio de me arriscar e ao mesmo tempo eu fico me martirizando por não querer correr grandes riscos. O resultado é que estou há anos fazendo a mesma coisa, mesmo sabendo que tenho condições de fazer muito mais."

Bom, vamos começar pelas boas notícias. Você não está sozinha. Se insegurança for o medo de dar um passo errado e se arrepender depois, todo ser humano é inseguro. Nós preferimos situações que nos proporcionem estabilidadade, e nos sentimos vulneráveis quando temos que enfrentar situações novas, cujas consequências não podemos prover.

No mercado de trabalho, o que diferencia um profissional de outro é a consciência de que correr riscos é algo inevitável para quem não quer ficar estacionado. E quem adquire essa consciência mais cedo leva vantagem, porque vai percebendo que nem todos os riscos conduzem a uma decepção.

As pessoas que aparentam segurança são aquelas que já tentaram, já acertaram e já erraram. E já aprenderam que o erro é um estágio do aprendizado.

Para quem é inseguro, um erro, por pequeno que seja, assume proporções catastróficas. A pessoa passa vários dias se sentindo mal, como se todos os dedos do mundo estivessem apontados para ela. E aí, ficará um longo tempo sem arriscar novamente, como se a imobilidade fosse uma forma de autodefesa.

É exatamente isso que a nossa ouvinte deve estar sentido. Ela sabe que precisa correr riscos, mas evita corrê-los.

Existem duas maneiras de resolver isso. Uma é procurar ajuda especializada. Psicólogos podem ajudar a remover esse tipo de bloqueio. E a outra é simplesmente tentar por conta própria. Correr um pequeno risco, depois outro, e ir aprendendo a não exagerar na importância daquilo que não deu certo.

A segurança surge com o tempo e com a experiência. Há jovens de 20 anos que mostram uma segurança que adultos de 50 anos não têm. Isso não é sorte, nem DNA, e nem iluminação celestial. É aprendizado prático. A grande diferença entre o seguro e o inseguro é que o seguro não desiste quando erra. E o inseguro não persiste por medo de errar.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

CintiaYamane disse...

nossa.. essa ouvinte até parece eu... será que não fui eu quem fez essa pergunta?