2012-03-29

'Como a gente descobre se já passou da hora de mudar de emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/03/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, reeditando o comentário sobre os sete sintomas do descontentamento profissional e como eles podem indicar que já passou da hora de mudar de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como a gente descobre se já passou da hora de mudar de emprego?'

trabalhadora estressada cansada

Daniela não sabe se está feliz ou não, com o emprego. Mas desconfia que não está. E por isso, ela pergunta: "Como é que a gente descobre se já passou da hora de mudar de emprego?".

Bom, a situação perfeita para avaliar isso é numa conversa informal. Imagine que você está num happy hour, numa sexta-feira a tarde, com um grupo de amigas suas que trabalham em outras empresas. É nessa hora que o seu subconsciente irá assumir o controle e falar por você. Os sintomas de descontentamento profissional são sete:

Primeiro: se o tema "trabalho" entra na conversa, você imediatamente tenta mudar de assunto e diz: "Ah, não dá pra gente falar de outra coisa?"

Segundo: se você não consegue fazer o grupo mudar de assunto, você não encontra nada de interessante para falar sobre o seu emprego, e fica descobrindo novas maneiras criativas de dobrar o seu guardanapo.

Terceiro: se você tenta falar de seu trabalho com entusiasmo, apenas porque as suas amigas estão entusiasmadas com os empregos delas, você se sente como se uma luz estivesse piscando na sua testa: falsa... falsa... falsa...

Quarto: as poucas histórias que você sente prazer em contar, são histórias de como a sua empresa se deu mal em um projeto, ou de como um diretor deu uma pisada na bola, ou como o nível de seus colegas de trabalho é baixo.

Quinto: quando alguém lhe pergunta quanto a sua empresa fatura por mês, ou quanto ela dá de lucro, você ou chuta ou confessa que não tem a mínima idéia e nem interesse em saber.

Sexto: quando alguém lhe pergunta há quanto tempo você está na empresa, você é capaz de dizer o número exato de anos, meses e dias. Porque o tempo passa muito mais devagar para quem está insatisfeita.

Sétimo: finalmente, se uma de suas amigas menciona casualmente que há uma vaga em aberto na empresa dela, você voa sobre a mesa, agarra o braço da amiga e diz: "É minha, falei primeiro, posso mandar o meu currículo?"

Se você, Daniela, consegue se ver em 5 dessas 7 situações, a sua hora de mudar de emprego já passou. Faz tempo.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Unknown disse...

Show de dicas, em enquadrei em todas rs.