2012-03-23

Os dez mandamentos do bom relacionamento com o chefe - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/03/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, com os dez mandamentos para um bom relacionamento com o chefe.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Os dez mandamentos do bom relacionamento com o chefe

chefes

Há uma dezena de fatores que influem em uma carreira profissional, mas a experiência prática mostra que o primeiro deles, em ordem de importância, é se dar bem com o chefe. Todas as promoções ou são de iniciativa do chefe ou dependem da opinião do chefe.

Por isso, aqui vão os dez mandamentos do bom relacionamento com o chefe:

Primeiro: nunca fale mal do chefe. As orelhas do chefe são do tamanho de todas as paredes e de todos os corredores da empresa.

Segundo: nunca ofusque o chefe, seja na roupa, seja no comportamento.

Terceiro: jamais coloque a culpa no chefe, principalmente quando a culpa é do chefe.

Quarto: não assuma responsabilidades que são do chefe. Se não existe um subchefe oficial, isso não significa que a função será de quem pegar primeiro.

Quinto: não trate o chefe como amigo íntimo na frente de colegas ou de clientes.

Sexto: não interrompa o chefe quando ele está falando. Não é que chefes não gostam de ser interrompidos. É que eles detestam.

Sétimo: nunca diga: “Chefe, temos um problema”. Isso é o que se chama de delegar para cima. O chefe não quer problemas, quer soluções.

Oitavo: jamais pergunte se um trabalho é urgente. Se o chefe, em pessoa, pediu, então é muito urgente.

Nono: nunca diga que cometeu um erro porque não entendeu bem o que o chefe tinha pedido. Se o chefe fala em gótico, o subordinado precisa aprender gótico.

Décimo: nunca tente explicar para os colegas alguma coisa que o chefe disse. Chefes não apreciam o subordinado porta-voz. Se alguém tem dúvida, deve perguntar diretamente para o chefe.

Com certeza, muita gente nesse momento está pensando: “Meu chefe não merece tanta reverência, porque ele é um péssimo chefe.” Pode até ser verdade, mas não tem nada a ver. Se o chefe não aprendeu a ser o melhor chefe, isso não isenta o subordinado de aprender a ser o melhor subordinado.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: