2012-03-20

Como se tornar um líder? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/03/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, sobre a essência da liderança e como se tornar um líder.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como se tornar um líder?

líder de equipe

Todos nós já ouvimos a expressão "nesta vida há líderes e há seguidores". E aí vem a pergunta: o que um seguidor deve fazer para se tornar líder? A resposta é tão simples que parece complexa.

Liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar um grupo. Um líder é alguém com ambição, energia, auto-confiança, conhecimento e vontade de liderar. Qualidades que a maioria das pessoas têm. A parte difícil é passar da teoria à prática.

Um dia eu vi uma empresa fazer uma demonstração disso. Ela levou seus funcionários para a beira de um rio, que tinha uma correnteza forte. E botou cinco deles, escolhidos ao acaso, dentro de um barco. Cada um ganhou um remo e aí o barco foi solto na correnteza. O objetivo era levar o barco até um ancoradouro na margem oposta.

Os segundos iniciais mostraram uma desorganização total. Mas de repente, um dos cinco começou a orientar os outros quatro, coordenando o ritmo das remadas e cuidando para que o barco não virasse.

Esse era o líder? Sem dúvida. Só que quando o barco atingiu o ancoradouro, a empresa tirou o líder do barco, fez os quatro seguidores voltarem ao ponto de partida e soltou o barco de novo. Aí veio a surpresa. Um dos quatro imediatamente assumiu a posição de líder e o barco chegou novamente a seu destino.

A lição era simples. Quando a situação aperta, o líder sempre aparece. Só que enquanto muitos ficam pensando no que precisam estudar e aprender para se tornar líder, uns poucos já saem liderando. Em teoria, qualquer um pode ser líder. Na prática, o líder é o primeiro que aproveita a oportunidade para liderar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: