2012-03-13

As sete regras do manual do 'nunca' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/03/2012, com mais um clássico do mundo corporativo, com uma repetição das sete regras do Manual do Nunca para o gerenciamento de projetos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

As sete regras do manual do 'nunca'

gerenciamento de projeto

Projeto é uma série de atividades que vai dar vida prática a uma boa idéia. Novos projetos são o oxigênio de uma empresa, porque eles impedem que a empresa continue a fazer sempre a mesma coisa e acabe perdendo o fôlego e se tornando obsoleta.

Eu trabalhei em uma empresa que tinha muitos projetos, o que era bom. Mas a maioria deles não dava resultados, o que era ruim. Um dia, cansados de tanto errar, nós decidimos parar e conversar. E logo descobrimos onde estava o problema.

Nós sempre fazíamos um monte de mudanças no meio dos projetos, mas nunca por motivos técnicos. Nós mudávamos o projeto porque as pessoas envolvidas nele mudavam de opinião de repente, ou se omitiam, ou pareciam mais interessadas em discutir com os outros membros da equipe. Nosso problema era de liderança.

E nós resolvemos a questão nomeando um líder para cada projeto, com poderes quase ditatoriais sobre a equipe. E criamos para o líder uma série de sete regrinhas, que nós chamamos de Manual do Nunca. E os projetos, daí em diante, começaram a dar certo.

As sete regras do Manual do Nunca eram as seguintes.

Primeira: nunca peça exatamente a mesma coisa para duas pessoas. Por mais claro que você seja, cada uma vai entender de um jeito.

Segunda: nunca acredite que uma pessoa que estudou mais que outra sabe mais que outra.

Terceira: nunca dê uma tarefa urgentíssima para um funcionário que tenha tempo livre. Dê para um que esteja superocupado.

Quarta: nunca acredite que um problema já atingiu o seu ponto máximo. Tudo sempre pode piorar.

Quinta: nunca acredite na opinião de quem não pode tomar a decisão.

Sexta: nunca delegue coisas que depois você terá que explicar sozinho.

E sétima: nunca tente convencer, se você pode mandar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: