2012-03-28

O teste do papel sulfite - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/03/2012, com o teste do papel sulfite, uma lição para os funcionários que dão respostas sem pensar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O teste do papel sulfite

folha papel dobrado

Como todo chefe sabe, existem funcionários que dão respostas rápidas, sem pensar, sem pedir tempo para calcular ou para procurar dados. Respondem porque acham que têm que responder, e só vão descobrir depois, que deram a resposta errada.

Um dia, um chefe se cansou de ouvir tantos chutes, reuniu seus subordinados e propôs um teste bem simples: o teste do papel sulfite. Que funciona assim:

Pegue uma folha de papel sulfite. Dobre ao meio. Dobre ao meio de novo, e de novo, e de novo. A primeira constatação prática é a de que só será possível chegar na sétima dobra. E, mesmo assim, com muito esforço.

E aí, o chefe disse aos subordinados: "Mas vamos supor que fosse possível continuar dobrando a folha ao meio. E que vocês conseguissem chegar na vigésima dobra. Qual seria a altura do papel dobrado?"

Como o chefe esperava, todos os subordinados imediatamente arriscaram seus palpites. O mais exagerado sugeriu que a altura seria de um palmo, e o resto riu do exagero. E o chefe, então, pediu que cada um voltasse para o seu local de trabalho, fizesse os cálculos e retornasse com a resposta correta.

Todos os cálculos mostraram a mesma resposta, mas o resultado foi muito surpreendente: uma folha de sulfite, dobrada vinte vezes seguida ao meio, ficaria com uma altura de quase noventa metros.

A partir daquele dia, quando alguém chutava, o chefe só perguntava: "Mas, você fez o teste do papel sulfite?" E o funcionário, agora sem se sentir ofendido, ia procurar a resposta.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: