2012-08-07

'Após demissão, minha antiga empresa quer me recontratar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/08/2012, com um ouvinte que foi demitido e depois de alguns meses recebeu um convite para voltar à antiga empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Após demissão, minha antiga empresa quer me recontratar'

despedido

Um ouvinte escreve: "Faz oito meses fui demitido da empresa em que trabalhava. Na época, o gerente me falou que não tinha nada contra mim, nem pessoalmente, nem profissionalmente. Apenas houve a necessidade de fazer uma redução de quadro e ele tinha que escolher um dos subordinados. E eu fui o escolhido por ser o mais novo do departamento. Agora, esse mesmo gerente está me convidando para retornar. Estou em outra empresa e não foi fácil conseguir este emprego e por isso estou em dúvida se devo, ou não, aceitar o convite."

Bom, em casos como o seu, muita gente retorna pelo motivo errado: o de mostrar que não deveria ter sido dispensado. Quem aceita voltar, passa um par de dias com uma agradável sensação de vitória e só aí começa a pensar se realmente tomou a decisão certa.

Eu sugiro a nosso ouvinte que esqueça a dispensa anterior e avalie o seguinte. Você está em uma empresa que lhe oferece um trabalho, uma remuneração, um ambiente e oportunidades futuras. Avalie o convite que você recebeu, comparando cada um desses quatro pontos. O trabalho será o mesmo? Haverá alguma diferença na sua remuneração, considerando salário e benefícios? O ambiente atual lhe causa algum desconforto? Você vê na empresa atual condições de progredir?

Se não houver qualquer diferença sensível em nenhum desses quatro pontos, minha sugestão é que você procure o seu chefe atual e diga a ele que você recebeu, e já recusou, um convite para retornar à sua ex-empresa. Só isso já fará com que seu prestígio junto ao chefe aumente.

Já no caso da empresa anterior, se você retornar à mesma função e ganhando mais ou menos a mesma coisa, eu sinceramente não creio que seu gerente passará a ter por você uma consideração maior do que aquela que ele teve ao demiti-lo há oito meses.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin