'Deixei o emprego há dois anos, mas não levei a carteira de trabalho para o empregador dar baixa' - by Max Gehringer

2012-08-02 11:10 AM by Andarilho

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/08/2012, com um ouvinte que largou o emprego anterior mas não levou a carteira de trabalho para o ex-empregador dar baixa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Deixei o emprego há dois anos, mas não levei a carteira de trabalho para o empregador dar baixa'

carteira de trabalho

"Faz dois anos", escreve um ouvinte, "decidi deixar o emprego que eu tinha, mas não levei a carteira profissional para o empregador dar baixa. Nesses dois anos, trabalhei no mercado informal, sem registro. E agora estou participando de um processo de seleção em uma empresa e sinto que tenho boas chances de ser chamado. Pergunto: o que irá acontecer quando me pedirem a carteira para fazer o registro?"

Bom, eu imagino que ao dizer "decidi deixar o emprego", você esteja dizendo que não comunicou ao empregador que estava saindo, simplesmente você não apareceu mais para trabalhar. Se for isso, o empregador deve ter feito o que a lei permite: após um período de trinta dias de ausência, você foi dispensado por justa causa por abandono de emprego. O que você pode fazer é procurar aquela empresa e pedir que a anotação seja feita em sua carteira.

Mas eu recomendo que você faça isso através de um advogado trabalhista. É improvável, mas não impossível, que a empresa que você abandonou decida complicar. Ela não pode se negar a dar a baixa, mas poderia retardar essa providência por um tempo que faria com que você perdesse a oportunidade que está tendo na nova empresa. Agindo em seu nome, o advogado não iria só conseguir a baixa na carteira, como também verificaria se existe algum valor rescisório, que você eventualmente tenha a receber.

Em suma, você pode ter feito tudo errado, mas isso não irá impedi-lo de recomeçar da maneira correta. Só lhe aconselho a aproveitar a oportunidade de conseguir um emprego formal, porque a informalidade não lhe traz benefício algum. Entre outras coisas, você perde tempo de aposentadoria, fundo de garantia e assistência médica. Pode até lhe parecer que isso não irá fazer muita falta agora, mas acredite que no futuro fará. E muita.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

  1. Anonymous said...

    ME AJUDOU MUITO MAO SUCESSO AI!!!

  2. jefferson said...

    meu caso é diferente eu avisei que ia sair da empresa, ai menos de uma semana depois eu cheguei pra trabalhar e o supervisor falou que eu não precisava mais ir, com isso eu fui viajar para outro estadop e fiquei 2 meses fora, quando voltei a pessoa do RH disse que eu abandonei a empresa porque eu não avisei para ela que eu estava saindo.
    Ninguem me mandou uma carta ou ligou para falar nada nesse tempo e eu não quis dar baixa por causa do mal entendido, o que eu deveria fazer?
    Isso ocorreu em janeiro (sair da empresa) e no começo de março fui dar baixa na carteira.

Blog Widget by LinkWithin