2012-08-20

'Não tenho vontade de levantar da cama para ir trabalhar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/08/2012, com uma ouvinte que está deprimida com o emprego e não tem nenhuma vontade de se levantar de manhã para ir trabalhar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não tenho vontade de levantar da cama para ir trabalhar'

deprimida cama

Uma ouvinte me pergunta: "Você já passou por uma fase em que não tinha nenhuma vontade de levantar da cama para ir trabalhar? Estou passando por uma e preciso muito que alguém me diga que é só um momento passageiro."

Sim, passei. E mais de uma vez. E sim, é um momento passageiro. Pode até durar anos, se não for adequadamente cuidado, mas passa. Vou lhe dizer o que aprendi e você vê se algo pode se encaixar em seu caso.

Primeiro: nós não conseguimos determinar com clareza o que está incomodando. E por isso começamos a somar coisas e mais coisas que não deveriam incomodar tanto. E no fim, parece que tudo incomoda, até o cheiro do escritório. Esse é o momento mais agudo da fase.

Segundo: chega uma hora em que a única solução parece ser a mudança de emprego. Normalmente não é, mas eu conheço pessoas que se precipitaram e pediram a conta. E aí descobriram que ficar sem emprego tira mais o sono do que trabalhar sem vontade.

Terceiro: essas fases de depressão corporativa são mais consequências do que causas. Elas aparecem quando começamos a nos questionar se não deveríamos ter progredido mais do que progredimos, ou quando pessoas que conhecemos estão em situação melhor do que a nossa, ou quando passa algum tempo sem que nada tenha acontecido. A tendência é sair procurando detalhes que nos expliquem que a culpa não foi nossa, mas do ambiente em que estamos e das pessoas com as quais convivemos.

Eu superei meus momentos de baixo astral simplesmente conversando bastante com pessoas positivas, que a meu ver, teriam motivos para se sentirem pior do que eu. Essas fases de depressão momentânea sempre levam o deprimido a se isolar. Mas acredite: nessas horas, quem se fecha em si mesmo, está em péssima companhia.

Max Gehringer, para CBN.

1 comment:

Albuq said...

Eu tenho esses dias, mas confesso logo, não consigo ficar com essas sensações sozinhas. Quem tá por perto ouve. kkk

Blog Widget by LinkWithin