2012-12-14

'Acho que fiz errado em revelar meu salário para um head hunter que nunca mais me ligou' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/12/2012, com uma ouvinte que revelou o salário a um suposto headhunter ao telefone e não recebeu mais nenhuma ligação dele.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Acho que fiz errado em revelar meu salário para um head hunter que nunca mais me ligou'

recrutadores e headhunters

Uma ouvinte escreve: "Talvez o fato que vou relatar já tenha acontecido com você, mas nunca tinha acontecido comigo. É o seguinte: sou gestora de contas em uma instituição de grande porte. Recebi no trabalho uma ligação de um headhunter, que eu não conhecia. E ele me perguntou se eu estaria interessada em conversar sobre uma proposta de emprego. Ele explicou que recebera referências muito boas sobre mim, através de um ex-colega de trabalho, e disse que gostaria de marcar uma entrevista pessoal comigo. Eu respondi que isso seria possível, e antes de desligar, ele me perguntou qual era o meu salário atual. Respondi quanto ganho e ele disse que entraria em contato novamente. Mas 15 dias se passaram e ele não voltou a me ligar. Acho que fiz tudo errado e apreciaria ouvir a sua opinião."

Sim, você fez tudo errado. Se alguém liga e você não sabe quem é, a primeira coisa a fazer é pedir para ele repetir o nome e a agência em que trabalha. Bons headhunters não têm problemas em dizer claramente os seus nomes completos e os nomes de suas agências.

Em seguida, você deve dizer que naquele momento não pode falar, mas poderia conversar mais tarde. Peça o telefone dele e pergunte a que horas você poderia ligar. Se ele responder que ligará de volta, solicite que ele faça isso dali a três horas. Nesse meio tempo, procure na internet informações sobre a agência e sobre ele. Caso ele realmente ligue, nunca fale sobre salário ao telefone. Diga que você prefere discutir esses detalhes pessoalmente.

O que você fez de mais errado foi revelar quanto ganha a alguém que você não sabe quem é. Lembre-se disso da próxima vez e obrigado por compartilhar o seu caso, que certamente poderá ser útil a muitos ouvintes.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin