2012-12-25

'Fui eliminado de uma seleção por não falar inglês fluente, mas ninguém da empresa usa o idioma' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/12/2012, sobre porque as empresas pedem conhecimento do idioma inglês, mesmo que a língua não seja usada atualmente na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui eliminado de uma seleção por não falar inglês fluente, mas ninguém da empresa usa o idioma'

língua inglesa questão

Escreve um ouvinte: "Fui eliminado de um processo de seleção em uma grande empresa por não falar inglês fluentemente. Depois fiquei sabendo que naquela empresa ninguém usa o idioma inglês. Qual é a lógica nisso?"

Bom, a lógica está em algo chamado excesso de bons pretendentes. Hoje em dia, quando uma grande empresa abre uma boa vaga e ela é publicamente divulgada, centenas e às vezes milhares de candidatos se apresentam. Por isso, na prática, um processo de seleção começa com um processo de eliminação.

É preciso reduzir o batalhão de pretendentes a um grupo de, no máximo, uma dúzia de candidatos. E a maneira mais simples de fazer isso, embora não a mais justa, é ir descartando os candidatos que não estudaram numa escola de grife, ou que não têm experiência anterior, ou que não falam idiomas. No fim, a empresa acabará recrutando alguém com o currículo mais pesado do que a vaga, em si, exige.

Mas há também um segundo motivo. E é com ele que você deve se preocupar. Grandes empresas contratam candidatos já pensando no futuro. A empresa que você mencionou pode não falar inglês agora, mas ela sabe que um dia terá que falar, para expandir seus negócios para fora do país. Algo que, se não for provável hoje, poderá ser indispensável amanhã. Logo, a empresa dá preferência a candidatos que já estejam preparados para quando a situação mudar.

Além disso, aprender inglês ou outro idioma é um investimento que você deve fazer não para trabalhar em uma empresa específica. Mas para ter mais oportunidades em muitas outras, durante toda a sua carreira.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin