2012-12-06

'Sinto que sempre faço a mesma coisa no trabalho e não sei se devo procurar um novo emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/12/2012, com uma ouvinte que está presa numa rotina monótona e quer saber se é hora de mudar de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sinto que sempre faço a mesma coisa no trabalho e não sei se devo procurar um novo emprego'

rotina
Uma ouvinte escreve: "Não sei se vou conseguir expressar o que sinto, mas ao final de cada dia de trabalho, vou para casa pensando que nada de especial aconteceu. Só aquela velha rotina de sempre, que fará com que amanhã seja igual a hoje, que foi igual a ontem. Será que está na hora de eu procurar outro emprego?"

Bom, antes que você tome essa decisão drástica, sem saber direito porque, eu sugiro que você ordene melhor seus pensamentos, de uma maneira que vá um pouco além das divagações. Aqui vão oito perguntas, mais sólidas, que você pode se fazer todas as noites, com calma, em relação a seu chefe e a seus colegas durante o expediente daquele dia:

- Quantos elogios eu recebi?
- Quantos elogios eu fiz?
- Quantas pessoas me fizeram sorrir?
- Quantas eu fiz sorrir?
- Quantas me ofereceram alguma ajuda?
- A quantas eu ofereci qualquer ajuda?
- Quantas pessoas me pareceram satisfeitas?
- A quantas eu dei a impressão de que tive um momento de satisfação?

Se as respostas para todas as oito perguntas forem nenhum ou nenhuma, a conclusão é simples. Você não apenas está num ambiente de marasmo, como também não está fazendo qualquer esforço para mudá-lo.

Se, por um lado, seus colegas parecem mais satisfeitos que você, com o trabalho e com o ambiente, mudar de emprego não irá resolver o seu problema. Você só iria transferí-lo para outro local.

Se, por outro lado, você tiver respostas positivas para as quatro perguntas que demandam a sua iniciativa e não a sua reação, nesse caso você sem dúvida deve procurar outro lugar para trabalhar. Mas só tome essa decisão após ter a certeza de que você está de fato oferecendo mais do que está recebendo.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin