2012-12-13

'Qual a melhor maneira de pedir uma promoção?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/12/2012, com um ouvinte que pergunta qual a melhor maneira de pedir uma promoção ao chefe.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual a melhor maneira de pedir uma promoção?'


Um ouvinte escreve: "Gostaria de saber qual é a melhor maneira de pedir uma promoção. Sinto que estou pronto para dar o próximo passo, mas talvez eu esteja um pouco ansioso demais. Não quero me queimar pedindo uma oportunidade, mas também não quero deixar o tempo passar."

Então, vamos lá. Para começar, é importante que você esteja sendo visto por seus colegas como alguém que eles aceitariam ter como superior. Se você mostra uma atitude positiva no trabalho, não tem inimigos declarados ou disfarçados, e se seus colegas procuram você para pedir conselhos, isso quer dizer que você, de fato, está pronto, no quesito relacionamento pessoal, que pesa tanto quanto o quesito competência técnica na hora de uma promoção.

E agora vamos à parte técnica. Ao conversar com o seu chefe sobre a sua vontade de ser considerado para uma futura promoção, vá bem preparado. Leve dados e números para mostrar os seus resultados práticos. Pode até ser que o seu chefe já tenha pensado em promovê-lo, mas é bom não contar com essa possibilidade. Parta do princípio de que seu chefe ficará surpreso e aí, mostre a ele, numericamente, porque você merece o que está querendo.

Também é importante que você se prepare para uma resposta vaga. Uma daquelas que não diz nada, não explica nada e nem promete nada. Se isso acontecer, não tente resolver tudo na hora. O ponto positivo da conversa é que seu chefe ficou sabendo que você se colocou na fila para uma próxima promoção e seu nome será levado em consideração quando o momento chegar.

De resto, preocupe-se com o que eu disse no começo. Não ignore a força da opinião de seus colegas. Se você tem alguma diferença com algum deles, procure resolvê-la o mais rapidamente possível.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: