2012-12-11

'Passei em medicina e administração, mas não sei qual escolher' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/12/2012, com um ouvinte que passou em duas universidades e está em dúvida entre fazer Medicina e Administração.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Passei em medicina e administração, mas não sei qual escolher'

estrada interrogação dúvida

"Estou num dilema", um ouvinte escreve. "Passei em dois vestibulares. Um para Medicina e outro para Administração, em duas universidades federais muito conceituadas. Mas não sei por qual curso optar. Você poderia me dar uma luz?"

Bom, eu começaria por dizer que ninguém deveria ficar em dúvida numa situação como a sua. Administração é uma profissão. Medicina é uma vocação. Como administrador, posso lhe garantir que nunca ouvi dizer alguém que escolheu cursar Administração por vocação.

Até hoje, não creio que qualquer criança de dez anos, que teve que responder à célebre pergunta "O que você vai ser quando crescer?", tenha respondido "Ah, meu sonho é ser administrador". Por outro lado, muitas crianças responderam, com convicção, que queriam ser médicos. Mas nunca ouvi um médico dizer que havia escolhido a medicina por considerá-la, a priori, uma boa opção de carreira profissional.

Então, eu diria ao nosso ouvinte que, se ele está em dúvida, deve optar por Administração. Porque quem quer realmente ser médico, nunca teve dúvidas. Da mesma forma, eu gostaria de sugerir aos jovens que levem em conta essa diferenciação. Vocações costumam aparecer cedo. Já cursos como Direito e Administração, os dois que mais formam bacharéis no Brasil, são escolhas mais tardias, muitas vezes às vésperas da inscrição em um vestibular.

Tudo isso não quer dizer que um curso seja melhor do que o outro. Precisamos de formandos em todos os setores. E há 200 cursos superiores diferentes à disposição dos interessados. Existem apenas escolhas, que somente serão lamentadas se o jovem não souber porque exatamente está escolhendo um determinado curso.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: