2012-12-21

'Fui passado para trás em uma promoção' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/12/2012, com um ouvinte que foi preterido em uma promoção.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui passado para trás em uma promoção'

gestão de pessoas promoção trabalho

"Fui passado para trás em uma promoção", escreve um ouvinte. "Tenho certeza, sem falsa modéstia, de que estava melhor preparado do que o indivíduo que foi agraciado. Meus próprios colegas concordam que foi um caso de favorecimento e não de merecimento. Como devo me comportar nessa situação?"

Bom, vamos começar pela parte mais indigesta. Favorecimento é algo que existe em todos os setores da atividade humana. Pode ser que o escolhido seja mais político que você. Pode ser que ele seja amigo ou parente de alguém influente. Ou pode ser que os critérios utilizados na promoção não tivessem sido apenas técnicos.

Agora, se você gastar o seu tempo pensando na injustiça atroz que acredita ter sofrido, o seu tempo estará sendo muito mal aproveitado em relação a futuras oportunidades de promoção. Comece tentando entender os reais motivos que levaram o seu colega a ser escolhido. Se não foi por parentesco, alguma coisa ele deve ter demonstrado.

Falar com o seu superior a respeito da sua ambição também será importante. Mas não faça isso de imediato. Deixe passar um mês, esfrie a cabeça e aí pergunte a seu superior o que está lhe faltando para dar o próximo salto na carreira. Também é vital que o seu desempenho não caia nas próximas semanas. Isso mostrará que você é capaz de digerir com maturidade, as politicagens corporativas.

Finalmente, não desconte a sua frustração no indivíduo promovido. Claramente, neste momento, ele tem mais prestígio que você. Entre vê-lo como um inimigo, um usurpador ou um parâmetro, prefira a última opção. Ele certamente tem algo que você não tem. Descubra o que é para não ser apanhado novamente de surpresa numa próxima oportunidade.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: