2012-12-24

'Meu chefe novo está cheio de ideias' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/12/2012, sobre como lidar com um chefe novo cheio de ideias.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe novo está cheio de ideias'

chefe jovem

Uma ouvinte escreve: "Ganhei um chefe novo, desses cheio de ideias, que já chegou querendo mudar tudo. Como devo proceder?"

Bom, a primeira coisa a fazer é esquecer que outros chefes já passaram por aí. Não importa se eles foram bons ou ruins, resista à tentação de fazer comparações entre eles. A segunda coisa é ter em mente que tudo o que você cansou de provar para outros chefes, agora você vai ter que provar de novo. E que todos os elogios que você recebeu no passado acabam de ir para o arquivo morto.

Pense também que o novo chefe terá que conseguir o apoio dos subordinados. Ele poderá fazer isso sendo muito simpático, ou agindo com firmeza, ou mudando diretrizes, ou até se comportando como um inquisidor. O que ele vai conseguir, ou não, determinará o futuro dele. E claro, ele estará ansioso para mostrar resultados, e o mais rapidamente possível. Por isso, não espere que ele tente se adaptar ao ritmo de vocês. Ele é quem vai ditar o ritmo.

Mas, ao invés de ficar esperando para ver o que pode acontecer, ou de apostar que ele não vai dar certo, ou pior, de tentar desestabilizá-lo, é muito mais sensato que você tente ser uma das primeiras a apoiá-lo. Chefes nem sempre se lembram das mãos que foram estendidas a eles. Mas jamais esquecem das que não foram. E muito importante, não use frases como "Chefe, nós já tentamos isso e não funcionou."

Em resumo, use a tática do avesso. Aja não como se ele fosse o chefe novo, mas como se você fosse uma nova funcionária em seu primeiro dia de trabalho. Você se lembra como foi? Então, basta fazer as mesmas coisas que você já fez. Se você sobreviveu uma vez, irá sobreviver novamente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: