2013-02-06

'Por que você é o melhor candidato para a vaga?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/02/2013, sobre como responder a pergunta comum em entrevistas de trabalho: "Por que você é o melhor candidato para a vaga?"

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por que você é o melhor candidato para a vaga?'

campeão corporativo

Por que você é o melhor candidato para esta vaga? Essa é uma pergunta comum em entrevistas de emprego. Na maioria das vezes, ela é feita mais ao final, mas alguns recrutadores preferem fazê-la logo de cara. Esse foi o caso de um ouvinte, que não esperava pela pergunta e começou a relatar a sua história profissional, sendo rapidamente interrompido pelo entrevistador. "Daí em diante", o ouvinte escreve, "eu me perdi e a entrevista acabou em cinco minutos. Qual teria sido a resposta certa?"

Bom, como o ouvinte percebeu, ela precisava ser curta. E não deve ser uma coleção de qualidades genéricas, como esforço, dedicação e bom relacionamento. Isso é o que o entrevistador espera que todos os candidatos ofereçam e não é o que vai destacar um só.

Além disso, é bom ter em mente que a pergunta é bem específica: Por que você é o melhor candidato para UMA determinada vaga? Se você já tem uma experiência prévia, responda com fatos. Mencione números e resultados práticos de empregos anteriores. Se você ainda não teve qualquer experiência naquele tipo de serviço, não enrole. Apenas diga que está preparado para responder a todas as perguntas que o entrevistador fizer e mostrar que é o melhor candidato. Soa meio arrogante? Não se preocupe. Como você não conhece os demais candidatos, não pode já começar achando que algum deles será melhor que você.

Um cuidado essencial, não apenas para essa pergunta, como para todas as demais, é fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa. Citar fatos relacionados a ela em cada uma das respostas vai impressionar bastante. E o melhor candidato nunca será aquele que passar a impressão de que qualquer emprego serve.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin