2013-02-07

'Por quanto tempo devo esperar uma promoção?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/02/2013, sobre quanto tempo é razoável esperar por uma promoção antes de pensar em trocar de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por quanto tempo devo esperar uma promoção?'

troca de emprego

Um ouvinte escreve: "Sei que você já falou que a velocidade das empresas para oferecer promoções é bem menor que a paciência dos jovens para esperar. Entendo e concordo, mas acho que existe um limite de tempo de espera que possa ser considerado razoável. Qual seria esse limite?"

Seria de dois anos. Os jovens estão corretos ao perseguir promoções num ritmo mais veloz do que o ritmo dos seus antepassados. O mercado de trabalho ficou mais dinâmico neste século, e continua se acelerando. Em boa parte, isto explica um fenômeno recente: o das constantes mudanças de emprego para continuar mais ou menos na mesma situação, porém, imaginando que a nova empresa oferecerá em curto prazo o que a empresa anterior não ofereceu.

Acontece que as expectativas mudaram, mas as leis do mercado não. Uma empresa poderá oferecer promoções se crescer e abrir novos cargos de chefia. Faz pelo menos um par de anos que a economia brasileira não vem crescendo. E o resultado é que as empresas estão mais preocupadas em cortar custos do que em aumentá-los. Numa situação assim, as oportunidades que surgem vão premiar os funcionários mais estáveis, porque eles tiveram tempo suficiente para mostrar o seu trabalho e já deram o crédito necessário à empresa.

Porém, voltando à sua pergunta, se em dois anos não acontecer nada, nem sequer um aumentozinho por mérito ou um aceno de que o funcionário está na fila para a próximoa oportunidade que surgir, isso já é um sinal de que está na hora de reconsiderar a situação. Mas com calma, pesquisando, fazendo contatos. Sair só para ver o que vai acontecer não é uma decisão de carreira. É uma aposta, que até pode dar certo, mas que na maioria dos casos, não dá.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: