2013-02-21

'Estou receosa após reclamar do meu gerente ao RH' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/02/2013, com uma ouvinte que reclamou do chefe ao RH e agora está com receio.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou receosa após reclamar do meu gerente ao RH'

chefe gritando com mulher

Uma ouvinte escreve: "Meu superior me chamou a atenção na frente de meus colegas, de maneira áspera e mal educada, por um erro que cometi. Não engoli a desfeita e imediatamente fui reclamar no setor de Recursos Humanos. No dia seguinte, meu superior se desculpou comigo de uma maneira tão formal que parecia que ele havia decorado um texto. Isso faz uma semana. De lá para cá, ele praticamente não falou mais comigo. Estou receosa. Será que ele está só esperando uma oportunidade para me dispensar? Será que eu não deveria ter reclamado da atitude dele?"

Bom, vamos começar pela segunda pergunta. Você agiu certo ao reclamar. Quem é maltratado e não reclama, incentiva a continuidade da opressão. Porém é preciso entender os antecedentes, que você não colocou em sua mensagem. O seu superior já havia agido daquela maneira com você antes? Ou com seus colegas? Esse é o modo normal dele gerenciar pessoas ou ele simplesmente estava em um momento estressante e agiu como não costuma agir? Todos nós explodimos uma vez ou outra, em casa ou no trabalho, com ou sem um motivo proporcional a explosão.

Mas vamos supor que o seu superior seja um troglodita em tempo integral. Você fez bem em reclamar. Agora vamos supor que ele seja uma pessoa de boa índole, que perdeu a calma uma única vez. Nesse caso teria sido melhor você ter ido conversar com ele no dia seguinte. E ele provavelmente se desculparia sem a intervenção de Recursos Humanos.

Quanto ao que vai acontecer, se o seu superior for um troglodita insensível, você tem motivos para estar receosa caso cometa novos erros. Mas se ele for do bem, e espero que seja, ele está apenas magoado. E isso vai passar.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: