2013-07-25

'Como as boas empresas divulgam vagas de emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/07/2013, sobre como as boas empresas divulgam suas vagas de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como as boas empresas divulgam vagas de emprego?'

vagas emprego

Um ouvinte escreve: "Pergunto: como as boas empresas divulgam suas vagas de emprego? Não sei como nem onde procurar por essas vagas."

Boa pergunta, embora a resposta não seja mais tão simples como já foi um dia. Na quase totalidade dos casos, não há divulgação pública. Houve uma época em que o caderno de empregos de um jornal de domingo chegava a pesar dois quilos, tantas eram as vagas anunciadas.

Atualmente os anúncios em jornais se limitam apenas à busca de profissionais especializados e difíceis de serem encontrados, como, por exemplo, um marceneiro. Também são ofertadas vagas técnicas, como as de mecânico e eletricista, porque esses profissionais vêm se tornado escassos, uma vez que os jovens estão preferindo pular o curso técnico e partir direto para o curso superior.

No caso de cargos de gestão, as empresas preferem contratar os serviços de agências de headhunters, que eventualmente publicam anúncios em revistas de negócios, mas no geral são agências que já possuem uma vasta rede de contatos que lhes permite identificar os potenciais candidatos.

Para as vagas de menor hierarquia, como auxiliar ou assistente, as empresas se utilizam dos cadastros feitos em seus sites, naquele quadrinho de "Trabalhe conosco".

Além disso, muitas vagas são preenchidas por indicação direta de pessoas que já trabalham na empresa e recomendam seus amigos. Portanto, cadastrar-se no site de uma boa empresa é um caminho. Mas conhecer alguém que trabalhe nela é ainda melhor.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin