2013-07-03

'Gostaria de dicas para fazer uma entrevista on-line' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/07/2013, com dicas de como fazer uma entrevista online.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gostaria de dicas para fazer uma entrevista on-line'

entrevista de emprego online

Uma ouvinte escreve: "Nunca fiz uma entrevista online e vou fazer uma. Gostaria que você me desse algumas dicas."

Boa pergunta. Quem nunca fez uma entrevista online, cedo ou tarde, fará. Muitas empresas estão adotando este método, porque ele economiza tempo, tanto do entrevistador quanto do candidato. E, de fato, há algumas diferenças entre uma entrevista pessoal e uma a distância.

A mais óbvia é que somente o seu rosto será visto na tela durante todo o tempo. Portanto, não desvie o olhar quando você fala. Não se movimente demais para frente e para trás. E não mova demasiadamente as mãos. O mais recomendável é mantê-las apoiadas sobre a mesa.

Segunda dica: maquie-se apropriadamente e não use adereços chamativos como brincos ou colares.

Terceira: interromper uma pessoa ao vivo é normal. Numa entrevista online, não é. Por isso, espere até que o entrevistador conclua a frase antes de começar a responder.

Quarta: não estique demais as respostas. Um minuto em uma telinha é bastante tempo. Todos percebemos isso ao assistir a uma entrevista na TV. Quando uma pessoa fica estática e fala por mais de dois minutos, o cansaço visual é inevitável.

Quinta: avalie as reações do entrevistador. O rosto dele estará sempre bem próximo de você. E pelas expressões faciais será possível constatar o interesse dele. Se ele de repente parecer distraído ou entediado, apresse o final de sua resposta e espere pela próxima pergunta.

Sexta: pronuncie bem as palavras. Porque você não sabe qual é a qualidade do som que está chegando do outro lado.

E sétima e última dica: treine em casa. Grave a sua imagem respondendo a algumas perguntas básicas e depois avalie o seu desempenho. Para conseguir impressionar bem ao entrevistador, você precisará antes impressionar bem a si própria.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin