2013-07-15

'Estou no último ano da faculdade e não consigo um estágio' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/07/2013, com um ouvinte que procura um estágio, mas não consegue, pois as empresas que ele procurou pedem experiência anterior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou no último ano da faculdade e não consigo um estágio'

estagiário

Um ouvinte escreve: "Estou no último ano da faculdade e não consigo um estágio porque as empresas que procurei exigem que o candidato a estágio tenha experiência anterior. Isso não é estranho? Não é um sistema virado pelo avesso? Afinal, como posso ter adquirido experiência se ainda não me formei?"

Vamos lá. De fato, muitas empresas, e principalmente as maiores, colocam essa condição quando procuram estagiários. Podemos então deduzir que: se não aparecesse nenhum candidato com experiência, as empresas desistiriam desse pré-requisito. Como elas não desistiram, só existe uma conclusão possível: a de que há um número suficiente de candidatos com experiência para preencher as vagas.

Portanto, criticar o sistema é um direito seu. Mas a crítica não vai ajudar você a conseguir um estágio. A pergunta que você poderia fazer é: Como é que esses jovens conseguiram adquirir experiência antes de se formar? E a resposta é: Eles começaram a trabalhar quando ainda estavam no primeiro ano da faculdade, ou até antes disso.

Mesmo pensando em uma área mais técnica, como por exemplo Engenharia ou Psicologia, o que uma empresa solicita a um estudante que se candidata a um estágio não é uma experiência como engenheiro ou psicólogo, evidentemente. Essa experiência pode vir de uma função administrativa, que tenha alguma ligação ou proximidade com as áreas escolhidas.

A dica vale para quem está começando uma faculdade. O sistema não é injusto. Ele apenas premia quem começa a pensar mais cedo na carreira profissional.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin