2013-07-30

'Atrasos no pagamento dos salários se tornaram rotina na minha empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/07/2013, com um ouvinte que trabalha em uma empresa que vive atrasando o pagamento dos salários.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Atrasos no pagamento dos salários se tornaram rotina na minha empresa'

salário atrasado

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa que vem atrasando os nossos salários, já faz quase um ano. São cinco dias num mês, cinco dias no outro, até que o atraso começou a parecer normal para a empresa, embora continue a ser um problema para nós, funcionários. Sei que a empresa atravessa um mau momento, mas pergunto: até quando devo insistir em permanecer aqui?"

Bom, vou lhe dar, inicialmente, a resposta padrão. Da mesma maneira que você tem as suas obrigações, a empresa também tem as obrigações dela. Se você começar a atrasar a entrega do seu trabalho, a empresa não vai nem entender e nem lhe perdoar. E a recíproca precisa ser verdadeira.

Agora vou lhe dar a resposta fora do padrão. Eu trabalhei em uma empresa que sistematicamente atrasava salários. Só que primeiro, ela tinha um dos melhores ambientes de trabalho que eu vi em minha carreira. E segundo, eu era bem jovem e tinha um cargo que dificilmente outra empresa me daria naquela idade. Embora eu ficasse às vezes chateado e outras vezes indignado, por não estar recebendo em dia, por outro lado eu estava aprendendo muitas coisas que me foram úteis pelo resto da carreira, e que tiveram um efeito muito positivo nos salários que consegui em outras empresas nos anos seguintes.

Mesmo que os atrasos de salário me causassem problemas imediatos, eu enxerguei o benefício que teria se não pedisse a conta. E decidi não sair. Você precisa então avaliar a sua própria situação. Há alguma vantagem em você ficar? Se não houver nenhuma, não tenha dúvidas: já passou da hora de você sair.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: