2015-01-28

Aprenda a ser Chefe: Ingredientes não são tudo na receita do sucesso - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", com o segredo e os ingredientes da receita do sucesso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Ingredientes não são tudo na receita do sucesso

receita do sucesso

Existem muitas receitas para o sucesso. E cada um de nós tem todos os ingredientes básicos para cozinhar um sucesso de dar água na boca de todo mundo.

E de vez em quando, a gente vê alguém que não tem nada assim de especial, mas se tornou um sucesso. E aí, a gente se pergunta: como é que essa pessoa conseguiu tanto, com tão pouco?

A resposta é simples. O segredo da receita do sucesso não está na quantidade de ingredientes, está no modo de preparo. É por isso que uma pergunta tão repetida hoje em dia, "Você está preparado?", pode ser traduzida de outra maneira: "Você sabe misturar os ingredientes que tem?"

A maioria das pessoas desconfia que não sabe e então sai procurando mais ingredientes, e pagando caro por eles: meio quilo de MBA, trezentos gramas de especializações, um quilo de idiomas. Eles irão se juntar a outros ingredientes fundamentais, como ousadia, perseverança, criatividade, ambição e ética.

Aí, basta misturar tudo isso em doses iguais e jogar na panela? Não. Porque as empresas fazem a mesma coisa que nós fazemos em um restaurante. As empresas não avaliam o desempenho de seus funcionários pela relação dos ingredientes, mas pelo sabor do resultado final. Um ingrediente como agressividade pode ser ótimo em algumas situações e causar uma tremenda indigestão coletiva em outras.

Portanto não basta apenas ter, é preciso saber dosar. Uma pessoa pode ter um forte ingrediente, mas usá-lo sempre do mesmo modo e na mesma quantidade, pode ser um engano.

O grande segredo da receita do sucesso é uma pequena decisão que mistura sabedoria e bom senso. É quando um profissional que tem um currículo cheio de ingredientes sofisticados, sabe perceber a hora em que é preciso fazer apenas e simplesmente o velho e eficaz arroz com feijão.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin