Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/01/2015, sobre o linguajar que certas empresas adotam.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
Sou obrigado a usar o linguajar da empresa?
Um ouvinte escreve: "Comecei a trabalhar em uma empresa grande e famosa. E estranhei o fato de que as pessoas aqui parecem falar outro idioma. Regularmente, são usadas palavras e expressões que eu nunca tinha ouvido em meus empregos anteriores e, sinceramente, eu acho isso meio pedante. E pergunto se sou obrigado a falar assim também?"
Vamos começar pensando porque algumas empresas adotam esse procedimento. Um pouco, como você mesmo mencionou, é por pedantismo, que é a arte de impressionar sem necessidade. Alguém pode dizer que uma tarefa vai durar um minuto ou que ela irá consumir um espaço de tempo equivalente à milésima quadringentésima quadragésima parte de um dia. Ou seja, um minuto.
Recentemente, eu conversava com um executivo de uma empresa grande e famosa, assim como a sua, e ele usou várias vezes o verbo "performar", em frases como "Eu performei acima do target". Até fiquei com a impressão de que ele trabalhasse no ramo de perfumaria. Mas esse verbo existe, tanto em inglês quanto em francês. E adaptá-lo ao português parece dar, a quem o usa, uma impressão de que a empresa em que trabalha é diferente, criativa, avançada.
Eu lhe diria que você não tem obrigação nenhuma em incorporar o linguajar de sua empresa, mas me arriscaria a prever que você o acabará incorporando por osmose, de tanto ouvir as mesmas palavras sendo repetidas todos os dias. Só tome o cuidado de não abusar delas em conversas fora da empresa, para não parecer presunçoso, pretensioso ou performista.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário