2015-01-12

Aprenda a ser Chefe: Invista em sua formação acadêmica - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/01/2015, com a série "Aprenda a ser Chefe", sobre como investir em formação acadêmica é essencial para quem quer ter uma boa carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Aprenda a ser Chefe: Invista em sua formação acadêmica

carreira escada livros

Há um par de anos, um levantamento feito pelo IBGE mostrou que, no Brasil, 73% dos ocupantes de cargo de chefia, em empresas públicas ou privadas, não tinham curso superior. Muita gente ficou estarrecida ao saber disso, mas também teve quem se animou. Afinal, se um diploma de curso superior não parecia ser um impedimento para se atingir um nível de chefia, então por que continuar estudando?

Calma. Essa pesquisa precisa ser entendida como uma fotografia, que registra um instante no tempo, e não uma situação estática de longo prazo. A foto apenas revelou que 73% dos chefes atuais eram remanescentes de uma época em que o curso superior ainda não era necessário. Se todos esses chefes, por qualquer motivo, perdessem o emprego hoje, a maioria deles encontraria muitas dificuldades para conseguir outro emprego semelhante.

Para quem está nos passos iniciais da carreira, o estudo acabará fazendo toda a diferença, principalmente porque na média do mercado de trabalho, quem estuda mais, ganha mais. O que a pesquisa dos 73% realmente mostra, é que 27% dos chefes já têm curso superior. Há 30 anos, eles eram menos de 15%. E daqui há 30 anos, provavelmente serão quase todos.

Estudar é vital para quem quer ter uma carreira sólida e ascendente, não apenas com um curso superior, mas também com cursos complementares de especialização. Se existe um investimento que irá dar retorno na vida profissional, é o da formação acadêmica.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin