2015-01-02

Cursos ensinam a gerir carreiras profissionais - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/01/2015, sobre cursos de gestão de carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cursos ensinam a gerir carreiras profissionais

cursos de gestão de carreira

Uma ouvinte escreve: "Pergunto se existe algum curso em que os alunos possam aprender como gerir as suas próprias carreiras profissionais?"

Sim, existe. Para citar uma instituição presente em todo o Brasil, o SENAC, por exemplo, tem um, que chama exatamente "Gestão de Carreiras". É um curso bem rápido e além do conteúdo, tem a vantagem extra de permitir que os alunos ampliem sua rede de contatos, estabelecendo relações profissionais com outros participantes.

Eu já mencionei várias vezes em meus comentários, a vantagem de participar de cursos de curta duração para conhecer pessoas que possam se transformar em boas fontes de referência. E esse, do SENAC, se encaixa perfeitamente nesse figurino.

Mas é preciso ter em mente que cursos com esse formato complementam os cursos regulares, mas não os substituem. Quem frequenta um curso de gestão de carreiras não estará adquirindo nenhuma formação que o mercado de trabalho considere como pré-requisito acadêmico em um processo seletivo. Isso somente os cursos de nível técnico ou superior podem fazer.

O curso de gestão de carreiras é mais informativo do que formativo, mas mesmo assim será um tempo muito bem aproveitado por quem quiser aprender mais um pouco sobre um tema sensível, que é a condução da própria vida profissional, além de criar vínculos que poderão resultar em futuras oportunidades de trabalho.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin