2015-05-15

Lichen [curta]

Lichen, ou Líquen em português, é um ser vivo bastante simples, formado a partir da simbiose de um fungo e uma alga. É também o nome do primeiro curta produzido pelo grupo Soda Honey Studios, e dirigido por Kevim Lim.

curta lichen

Lichen é um curta sobre romance, coincidências, memórias e a vida. Sensível e bem humorado, o curta nos apresenta a história de dois personagens sem nome, apenas ele e ela, e alguns pequenos e insignificantes objetos que marcaram a vida dos dois. Assistam:


Lichen from Soda Honey Films.

Bem, agora que você já assistiu (são apenas uns 8 minutos), posso comentar o curta sem medo de dar spoilers.

Se a vida fosse um conto de fadas, ou mesmo um bom filme de comédia romântica, seria como Lichen. Desde a primeira cena de encontro dos dois personagens, o curta é construído a partir da ideia de pequenas coincidências que juntam um casal, e mais ainda, que juntam um casal que se complementa, num relacionamento destinado a durar. Reparem como no primeiro encontro dos dois, num café, além do tradicional enquadramento da primeira troca de olhares deles, que já diz muito, o rapaz estuda ortodontia, e a garota, optometria. E o principal problema do rapaz é a visão, enquanto a da garota são os aparelhos.

Além do roteiro romântico (bem construído), a fotografia do curta merece destaque em pelo menos uma cena, que consegue desbancar vários grandes filmes de Hollywood, ao usar uma split screen (tela separada) mostrando a noite (quase) fracassada de Halloween dos dois personagens individualmente, até o reencontro deles, que junta as duas telas.

Ótimas também são as transições, que mostram objetos importantes para a história do casal, mas que são irrelevantes e pequenos para o resto das pessoas: um ovo (que marca o primeiro encontro, no final da cena do café, onde uma garçonete traz um ovo, e os ovos que ela atira na noite de Halloween), uma rolha (que marca um encontro do casal, onde mais uma vez podemos ver como eles se complementam, ao trocarem recheios do sanduíche) e até mesmo um Batman e Robin de Lego.

curta lichen

O final do curta nos enche de uma mistura de tristeza e alegria. Tristeza pelo destino (inevitável), mas também alegria por ver que a vida continua. E isso só acontece porque o curta consegue, nesses meros minutos, conectar a audiência com os seus personagens. A cena do recolhimento dos objetos que fizeram a história do casal é ao mesmo tempo simples, mas cheia de significado. Sobre essa relação entre esses pequenos objetos e as memórias que nos conectam a eles, o diretor diz:

"Eu me lembro de ler esse artigo, que propunha como micro-tubulações dentro do corpo humano poderiam potencialmente agir como 'discos rígidos' quânticos para guardar memórias. Eu levei a ideia mais longe e pensei, e se objetos inanimados pudessem guardar memórias E se essas lembrancinhas que guardamos de um relacionamento pudessem atuar como um mapa, contando a história de como duas pessoas se conheceram, se apaixonaram e tiveram filhos?"

Líquens, na vida real, são novas formas de vidas criadas a partir de duas outras, que se unem para sobreviver. Assim como no curta, que mostra, como sua sinopse oficial diz, como através do acaso e coincidência, infinitas pequenas decisões podem produzir nova vida.

Dica via Short of the Week - Lichen by Kevim Lim.


Um comentário:

Solange disse...

Belo doce e encantador.
Nos propõe a amar e sentir o quanto
vale a pena amar e ser amada.
Fiquei enamorada mais uma vez
Muito Show amei.
__Sol Holme__