2016-01-28

O que preciso ter para me tornar um empreendedor? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/01/2016, sobre o que é preciso para ser um empreendedor.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que preciso ter para me tornar um empreendedor?

empreendedorismo

Um decidido ouvinte escreve: "Tenho 31 anos e quero deixar o mundo corporativo para me tornar empreendedor. O que preciso ter para começar?"

Duas coisas: coragem para tomar a decisão e preparação adequada antes de começar. Você precisa fazer um curso para aprender o mínimo essencial sobre marketing, contabilidade, fluxo de caixa e plano de negócios.

Depois disso, precisa decidir qual é o produto ou serviço que vai oferecer ao mercado e porquê. Atenção ao porquê. Se você oferecer algo que quase ninguém está precisando, numa região em que não há demanda, as suas chances serão quase nulas.

Você precisará fazer algumas pesquisas básicas antes de se decidir, mesmo que seja no olhômetro, percorrendo a vizinhança e conversando com as pessoas para descobrir necessidades que ainda não estejam sendo preenchidas.

Depois disso, você precisará ter outras duas coisas. A primeira é energia. Ao deixar uma empresa para abrir o seu negócio, você irá trabalhar muito mais, tanto em termos de horas quanto de preocupação. Não terá férias, nem fins de semana, nem salário fixo, nem assistência médica. E por isso, terá que acordar e ir dormir pensando na sua empresa. A segunda coisa é persistência para continuar, se a primeira tentativa não der certo.

Mas qual é a vantagem? Bom, você estará trabalhando em seu benefício, e não mais alugando o seu talento para uma empresa em troca de uma remuneração que você, se for uma pessoa normal, certamente considera insuficiente.

Ser empreendedor é, neste momento, a opção não só de quem quer, mas também de quem precisa, porque ficou desempregado e não vê perspectivas de se empregar. Este ano, cerca de um milhão de novos empreendedores irá brotar no Brasil e metade, pelo menos, não se arrependerá. Boa sorte!

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: